Incluir a redução dos desperdícios de energia no Lean


Actualmente na indústria, os custos com a energia são muito elevados, muitas vezes o maior custo da empresa, levando a que seja uma preocupação para os seus gestores e a sua redução um dos seus principais objectivos. Perante este cenário, adicionar ao âmbito dos projectos lean a redução dos desperdícios diários de energia, irá maximizar as reduções de custos e melhorar os resultados obtidos.

Do ponto de vista de projecto lean, a eficiência energética deve ser vista como a redução dos desperdícios de energia e não como uma análise energética aprofundada às empresas. Este tipo de estudos dedicados à eficiência energética são executados por entidades e técnicos reconhecidos na área, geralmente externos às organizações e a implementação do plano de redução dos consumos, por norma, envolve investimentos elevados em equipamentos mais eficientes.

Este artigo pretende apenas sensibilizar para a redução dos desperdícios de energia que podem ser inseridos em projectos lean, identificar a sua origem e a forma dos eliminar:

A origem dos desperdícios de energia na industria, podem classificar-se de duas forma:

  1. Más práticas dos colaboradores;
  2. Mau estado dos equipamentos e infra-estruturas;

Muitos deste desperdícios são frequentes e facilmente identificáveis nos diversos tipos de indústria, mas como não estão no topo da lista de prioridades mantêm-se e vão acumulando o seu valor de ano para ano.

Más práticas dos colaboradores

Este desperdício é transversal a todo o tipo de indústrias mas varia de acordo com o nível em que a mesma se encontra. Neste grupo podemos considerar os seguintes exemplos:
  • Equipamentos ligados e a gastar energia durante períodos de paragem prolongadas;
Exemplo: no final das produções ou durante pausas para refeições, os equipamentos ficam ligados e a trabalhar.
  • Iluminações e serviços ligadas onde não é necessário;
Exemplo: zonas que não estão a ser utilizadas e tem a iluminação, climatização ou ventilação ligadas e a gastar energia.
Em zonas refrigeradas, a iluminação excessiva é um duplo desperdício, pois para além do consumo energético, acumula-se em simultâneo a energia térmica libertada, que tem de ser compensada pelo sistema de refrigeração, criando um segundo desperdício.
  • Limpezas com ar comprimido:
Exemplo: prática regular na indústria são as limpezas recorrendo à utilização de ar comprimido.
Podemos verificar no gráfico ao lado, relativo a um consumo diário de ar comprimido numa empresa, em que o maior consumo ocorre às 16.30, hora em que os operadores terminam o turno e fazem as suas limpezas.

As más práticas dos colaboradores podem ser eliminadas colocando em acção um plano de formação e sensibilização que tenha por base dados reais de poupanças, resultantes das mudanças de comportamento.
A implementação de um projecto de melhoria contínua pode ser o momento ideal para o sucesso deste tipo de planos, pois os colaboradores envolvidos estão mais sensibilizados para eliminar os desperdícios diários e mais facilmente reconhecem as más práticas e as corrigem.

O mau estado dos equipamentos e infra-estruturas

Na implementação do Lean maintenance, um dos objectivos deve ser manter os equipamentos e infraestruturas com elevados índices de eficiência energética.

A eficiência energética deve estar incluída no Lean Maintenance. "Joel Levitt"

Este tipo de desperdício também varia com o tipo de indústria, mas pode-se salientar os seguintes exemplos:
  • fugas de ar comprimido;
Este pode ser considerado um desperdício crónico, pois existe em todas as indústrias e está sempre presente. No gráfico acima, que é referente a uma empresa que só trabalha 16h por dia, pode verificar-se que o compressor gasta 7,5 kW só para alimentar fugas (período pós paragem 24h). Eliminar este desperdício é um ganho significativo mas deve-se manter um foco constante sobre o mesmo, devendo envolver-se todos os colaboradores na identificação das fugas e um esforço da manutenção para eliminá-las.
Como exemplo da importância da reparação de fugas de ar comprimido podemos verificar na tabela abaixo que um orifício de 1mm de diâmetro numa rede a 7 bar, corresponde a 1,2 l/s de  ar desperdiçado.


  • Falta de manutenção dos equipamentos;

A falta de manutenção nos equipamentos, principalmente a falta de lubrificação, provoca um maior consumo energético no funcionamento dos mesmos. Deve-se ter um plano de manutenção eficiente e actualizado.
  • Mau estado dos isolamentos térmicos;
As perdas de energia térmica encontram-se com facilidade nas indústrias que trabalham com sistemas de frio ou temperatura elevadas, como fornos ou vapor. Exemplos de desperdícios neste tipo de equipamentos ou infraestruturas podem ser portas com isolamento defeituoso, condutas e válvulas com falhas no isolamento ou mesmo a sua inexistência, etc. Uma inspecção e uma manutenção eficiente nestes sistemas vai mantê-los em bom estado, evitando assim os desperdícios de energia.


Quando se está a trabalhar na redução de custos de energia é fundamental monitorizar e quantificar todas as acções implementadas, assim como a sensibilização de todos para a melhoria contínua na eficiência energética.

Com este artigo pretendo identificar alguns, entre muitos, desperdícios energéticos que existem na indústria e que facilmente podem ser eliminados se passarem a ser uma prioridade, pois muitos deles são do senso comum e com o envolvimento de todos os colaboradores a sua redução será uma realidade alcançável. Os projectos lean muito focados em criar valor nos processos industriais, por vezes não abrangem esta área, perdendo-se assim uma excelente oportunidade para aumentar o impacto dos mesmos na redução dos custos das empresas. 

Comentários