A importância do planeamento na manutenção

A secção de manutenção normalmente tem sob sua responsabilidade todo o parque de máquinas e infraestruturas, assim como a melhoria contínua de processos e instalações.
O volume de trabalho que o responsável de manutenção tem de gerir é muito elevado, pelo que terá de atribuir as prioridades correctas e distribuir o trabalho pela sua equipa. A esta tarefa chamamos o planeamento da manutenção.
Um mau planeamento, ou a inexistência do mesmo, provoca um baixo desempenho da equipa de manutenção. As prioridades não são atribuídas correctamente, a carga de trabalho é mal distribuída pela equipa e os prazos de conclusão das tarefas não são cumpridos. Este tipo de gestão vai causar uma desorientação e desmotivação de todo os colaboradores da manutenção, assim como um descrédito da secção perante os seus clientes internos e gestão de topo.
Conclui-se assim, que a gestão moderna e eficiente da manutenção tem por base um planeamento correto, o que contribui significativamente para o sucesso da manutenção.

Existem alguns métodos simples que podem ser utilizados pelo responsável da manutenção para organizar e planear os trabalhos da sua equipa. 

Como proposta podem seguir-se os seguintes passos:

  1. Definir a origem dos trabalhos
    • Normalmente pode considerar-se o seguinte:
      • Solicitações dos clientes de manutenção (Produção, Segurança, Qualidade e restantes departamentos)
      • Execução da manutenção preventiva programada, preditiva, planos de inspecção e lubrificação;
      • Necessidades originadas pelos trabalhos do ponto anterior;
      • Execução de novos projectos e alterações aos equipamentos e infraestruturas;
      • Manutenção correctiva;
  2. Listar todos os trabalhos 
    • Os trabalhos que necessitam de ser realizados devem ser criados e listados no software de gestão da manutenção. Caso não exista pode ser utilizada uma folha de excel. 
  3. Definição de prioridades
    • Use uma escala de 1 a 5 no máximo, se for possivel uma escala de 3 é o ideal e torna o planeamento mais fácil. É sempre importante que esta definição seja feita pela manutenção e não por quem faz os pedidos, pois o responsável da manutenção tem uma visão geral de todas as necessidades de manutenção.
  4. Planear
    • Pode criar uma matriz onde lista os meios humanos disponíveis e distribui os trabalhos pelos mesmos ao longo do tempo (ex: uma semana). Deve definir-se com que frequência se realiza o planeamento, dependendo da realidade de cada instalação, mas como referência deve ser definida uma frequência semanal. 
A execução dos trabalhos deve seguir o planeamento e ser acompanhada diariamente para evitar desvios e tentar concluir as tarefas no tempo previsto.

O responsável da manutenção deve criar um planeamento ambicioso, focar e motivar a sua equipa na conclusão dos trabalhos planeados no tempo previsto, o que aumenta a eficiência e eficácia da secção de manutenção.

Se quiser ser notificado dos próximos artigos do blog Manutenção Industrial Moderna, cadastre o seu e-mail no canto superior direito. O seu e-mail não será usado para outros fins.

Comentários