Manutenção Autónoma

Embora o nome deste blog seja manutenção industrial moderna, a manutenção autónoma tem sido um assunto abordado já há algum tempo. A manutenção autónoma surgiu em 1971 com o desenvolvimento do TPM (Total Produtive Maintenance), no Japão, pelo grupo Toyota.

O TPM foi desenvolvido com o objectivo de eliminar perdas, reduzir paragens, melhorar a qualidade e reduzir custos. O suporte do TPM é o envolvimento de todos os colaboradores, baseado no trabalho de equipa e na prática da melhoria continua.
Com o grande desenvolvimento da tecnologia entre os anos 60 e 70, os equipamentos necessitavam de cada vez mais manutenção e consequentemente foi necessário aumentar as equipas de manutenção, o que se tornou um problema. Para minimizar esta situação, com o desenvolvimento do TPM, surgiu a manutenção autónoma, um dos seus pilares. 

A manutenção autónoma veio desenvolver a ligação entre a manutenção e a operação, aproveitando a experiência e o conhecimento que os operadores tinham dos equipamentos para os envolver nas actividades de primeiro nível da manutenção e pequenas reparações. Esta mudança de paradigma da operação veio motivar os operadores para manter os seu equipamentos em perfeitas condições, possibilitando a detecção precoce dos problemas. O desenvolvimento do trabalho de equipa entre a operação e manutenção, permitiu que ambos passassem a falar a mesma linguagem e que trabalhassem com os mesmo objectivos.


Antes da M.A.
Depois da M.A.
Operação
A máquina parou chama a manutenção.
Vamos manter a máquina a produzir com elevados índices de eficiência e qualidade.
Manutenção
A máquina está reparada a operação pode produzir

O trabalho desenvolvido pelos operadores veio libertar os técnicos da manutenção para trabalhos tecnicamente mais evoluídos, técnicas mais avançadas de prevenção e mais tempo para analisar os problemas por forma a poder eliminá-los, assim como trabalhos de melhoria dos equipamentos permitindo aumentar sua fiabilidade e qualidade de produção. Após a implementação da manutenção autónoma verifica-se uma motivação acrescida da manutenção/operação e um desenvolvimento do espírito de equipa, assim como um significativo aumento da disponibilidade dos equipamentos.



Uma análise superficial da implementação da manutenção autónoma pode provocar a percepção errada de que a operação vai ter novas tarefas, o que vai implicar a diminuição do tempo disponível para a produção mas, após as implementações bem sucedidas, conclui-se que os problemas técnicos diminuem e, quando surgem, são eliminados rapidamente, aumentando assim o tempo de disponibilidade dos equipamentos e consequentemente o tempo total de produção.

Os 7 passos para implementar a manutenção autónoma.

Na tabela seguinte, apresento os 7 passos base para implementar a manutenção autónoma. Os 3 primeiros devem ser implementados de forma consecutiva e o mais rapidamente possível, pois após a sua implementação os resultados começam a ser visíveis.

Passo
Descrição
Limpeza e inspecção inicial
Restabelecer as condições básicas de limpeza e arrumação dos equipamentos e local de trabalho. Efectua-se a limpeza, inspecção, lubrificação e detectam-se anomalias. Limpar um equipamento é uma excelente oportunidade para detectar anomalias camufladas.

Eliminar as fontes de contaminação e locais de difícil acesso
Eliminar as anomalias encontradas no passo anterior, identificar as dificuldades existentes para executar de uma forma fácil e rápida a limpeza, inspecção e lubrificação. Definir as medidas para eliminar as dificuldades encontradas e colocá-las em prática.
Normas de limpeza inspecção e lubrificação.

Definir os padrões de limpeza e arrumação, criar folhas provisórias para normalizar as inspecções, normalmente checklists simples e objectivas. O grande objectivo é sistematizar toda a limpeza inspecção e lubrificação.
Os primeiros 3 passos devem ser implementados assim que possível pois os resultados são imediatos e reduzem substancialmente o tempo morto dos equipamentos.
Formação para os operadores

Definir até que ponto se pretende que os operadores executem a manutenção dos equipamentos e criar um plano de formação para os operadores dotando-os de conhecimentos técnicos que lhes possibilitem executar as futuras tarefas de manutenção.

Início da manutenção autónoma.

Verificar e melhorar os padrões criados anteriormente. Executar os planos de limpeza, inspecção, lubrificação e manutenção de acordo com os novos pressupostos. É importante na criação dos novos padrões dar um especial relevo à gestão visual, Ex: definir os limites máximos e mínimos de níveis e indicadores, marcar posições de sensores para facilmente identificar que não está no local correto, marcar porcas para identificar algum desaperto, etc.

Optimização do posto de trabalho.

Dotar o posto de trabalho e os operadores de meios que possam executar as suas tarefas de manutenção autónoma de forma fácil e rápida. Definir quais as ferramentas, utensílios de limpeza e produtos necessários, onde é que ficam guardados e quem fica responsável por os manter e repor quando necessário.

Concluir a manutenção autónoma

Executar a manutenção autónoma na sua plenitude, acompanhar e analisar continuamente os resultados obtidos e a execução das tarefas. Estar sempre atento às oportunidades e melhoria e colocá-las em prática.




Comentários