O plano de manutenção existente é o mais adequado e eficiente para a realidade da empresa?

Nas industria actualmente é "obrigatório" existir um plano de manutenção preventiva para o parque de máquinas e infraestruturas da empresas. O plano normalmente existe, mas os gestores devem colocar algumas questões em relação à sua implementação e aos objectivos atingidos: Será que é executado de acordo com o definido? Será que a sua aplicação está a reduzir o tempo gasto em manutenção corretiva? Será que os custos com a manutenção estão a reduzir? Concluindo: O plano de manutenção existente é o mais adequado e eficiente para a realidade da empresa?  

Neste artigo pretendo chamar a atenção de que os planos de manutenção não devem ser estáticos, mas sim adaptáveis à realidade das empresas e sofrerem melhoria continua constante. Apresento ainda uma sugestão para desenvolver e melhorar um plano de manutenção.

Podemos classificar os planos de manutenção em relação à sua qualidade e eficiência da seguinte forma:
  • Planos de Manutenção Exagerados - Os planos de manutenção são desenvolvidos com base nos manuais dos equipamentos e/ou consultores que não conhecem a realidade da empresa. São colocadas todas as tarefas para todos os equipamentos, sem ter em conta a sua criticidade nem a dimensão da equipa da manutenção. Normalmente este tipo de planos de manutenção não se cumprem por falta de recursos e quando se tenta adequar as equipas às necessidades para cumprir a sua execução, passa a ter um custo muito elevado e a sua eficácia é duvidosa.
  • Planos de Manutenção Simplistas - São planos de manutenção que não são pensados e planeados, realizam-se algumas tarefas que ao longo dos anos a equipa da manutenção vai tendo consciência que são necessárias realizar com alguma frequência. Estas tarefas são importantes e necessárias mas insuficientes.
  • Plano de Manutenção Eficientes - São planos de manutenção pensados e desenvolvidos tendo em conta a criticidade dos equipamentos, as recomendações dos fornecedores, a experiência da equipa da manutenção, a experiência da equipa de operação e o histórico dos problemas técnicos dos equipamentos.
O objectivo do gestor da manutenção quando quer criar ou melhorar os planos de manutenção existentes, deve ser tornar o seu plano de manutenção eficiente para a realidade da empresa e da sua equipa de manutenção. Um plano de manutenção que é executado de acordo com o previsto, reduzindo significativamente as paragens e as horas de intervenções urgentes, melhora os indicadores da manutenção, reduz o stress, motiva a equipa e reduz os custos de forma significativa.

O desenvolvimento de um plano de manutenção industrial para uma empresa vai depender da realidade da mesma, pelo que não existem planos standard, por exemplo, o mesmo equipamento numa empresa pode trabalhar 24 h/dia e noutra trabalha apenas 8 h. Este equipamento para estas duas realidades vai ter planos muito diferentes. Mas existem sempre alguns passos que devemos ter em consideração. 

Abaixo, apresento os 6 passos que devem ser cumpridos para o desenvolvimento de um plano de manutenção eficiente e eficaz.

Passo 1 - Definir o objectivo a atingir com a implementação do plano de manutenção.

Este passo é o mais importante para o sucesso do desenvolvimento do plano. O gestor da manutenção deve envolver a sua equipa e a gestão de topo na tomada decisões para que exista um compromisso coletivo no cumprimento dos objetivos definidos.

Entre os vários aspetos a ter em conta nesta fase deve definir-se se será benéfico para empresa aplicar um plano de manutenção preventiva completa a todos os equipamentos ou, só aos mais críticos, e aos restantes realizar um plano mais simples ou mesmo aplicar apenas um plano de lubrificação. Definir ainda a necessidade de utilização de técnicas de inspeção e manutenção preditiva e a que equipamentos.

Nesta fase é muito importante encarar, o desenvolvimento do plano de manutenção, não como um acréscimo de custos para a manutenção, mas um meio para reduzir custos. Existe um ponto ótimo para  o a aplicação do plano de manutenção, como podemos ver no gráfico ao lado. Antes do ponto ótimo podemos considerar que se encontram os planos de manutenção simplistas e depois os exagerados. 

Passo 2 - Recolha de dados para desenvolver o plano.

Para desenvolver o plano de manutenção, o gestor da manutenção deve recolher o máximo de informação possível, as principais fontes para criar a base de informação devem ser as seguintes:
  • Documentação técnica do construtores dos equipamentos;
  • A experiência dos técnicos de manutenção;
  • A experiencia dos operadores dos equipamentos;
  • O histórico dos equipamentos;
  • Consulta de fornecedores.
Passo 3 - Determinar os processos de execução.

Deve-se sempre definir um plano com a inclusão dos equipamentos/áreas mais criticas, processo de preparação, execução e verificação do desenvolvimento dos planos de manutenção. Para cada etapa deverão ser definidos responsáveis , tempo de execução e necessidade de recursos externos.

Passo 4 - Desenvolver os planos de manutenção.

Pelo grande volume de trabalho que envolve esta fase, recomendo que seja escolhida uma área pequena, como projeto piloto. Implementar e analisar os resultados e em seguida expandir à organização ou fasear a expansão no caso de organizações de maiores dimensões.

Passo 5 - Desenvolver o plano de formação.

Verificar as necessidades técnicas para a boa execução da manutenção e desenvolver o plano de formação, de modo a fornecer à equipa os conhecimentos necessários para a execução correta e eficiente do plano de manutenção.

Passo 6 - Implementar o plano de manutenção.

Passo 7 - Acompanhar a execução e implementar as melhorias.

A implementação não tem propriamente um fim. Numa fase inicial, a monitorização e correção do plano tem de ter um grande foco, mas posteriormente o plano deve entrar num processo de melhoria continua e no minimo uma vez por ano o plano deve ser revisto e reajustado.



Comentários