Desperdicios diários na manutenção

Nos dias de hoje, os projectos de melhoria contínua nos processos industriais passaram a ser o dia a dia das empresas, com recurso a entidades externas especializadas na área ou com a criação de departamentos internos específicos. O trabalho da melhoria contínua é baseado na recolha de dados e a sua análise, o que veio expor fragilidades que eram negligenciadas no passado e definir objectivos mais ambiciosos. Como consequência, a exigência relativa à disponibilidade e eficiência dos equipamentos aumentou, o que veio impor mais pressão sobre o departamento de manutenção.




Actualmente não é suficiente a manutenção fazer bem o que sempre fez, a manutenção deve fazer mais e melhor!




Neste artigo não se pretendem abordar de uma forma teórica os desperdícios, "mudas", segundo o enquadramento lean e que foram desenvolvidos a pensar nos processos produtivos mas sim, sensibilizar para os desperdícios diários que existem nos departamentos de manutenção e que podem ser identificados e quantificados, melhorando-se a performance do departamento.

Geralmente, os objectivos macro da manutenção passam por:
  • Reduzir paragens (frequência e tempo);
  • Reduzir os custos;

Para atingir estes objectivos, a pro-actividade nos departamentos de manutenção passou a ser uma obrigação, os departamentos de manutenção devem eliminar os desperdícios "mudas" e criar valor.

O primeiro passo é olhar para as tarefas diárias e identificar os "mudas". Só posteriormente, com a sua identificação, é que podemos iniciar o trabalho de os eliminar ou reduzir.

Na fase da identificação pode-se criar uma matriz simples de identificação com as seguintes classificações:
  • Desperdício - o que não é necessário e não acrescenta valor;
  • Desperdício Necessário - o que é necessário, não acrescenta valor, mas pode ser minimizado;
  • Valor acrescentado - o que realmente acrescenta valor.
Esta é uma classificação que pode ser aplicada com facilidade. Com o objectivo de simplificar a sua compreensão segue-se um exemplo relativo a uma intervenção correctiva:


Neste exemplo simples que reproduz uma reparação correctiva da manutenção em muitas empresas e analisando apenas o tempo de intervenção após a chamada do técnico, conclui-se que dos 70 minutos que demorou a reparação, apenas 5 (7%) acrescentaram valor, a reparação efectiva, 22 minutos foram puro desperdício (31%) e 43 minutos de desperdício necessário (62%). Se o conseguirmos reduzir este último para aproximadamente 50%, reduzimos em mais de 22 minutos a intervenção pelo que, uma intervenção de 70 minutos passa para apenas 26 minutos. Concluímos assim que com algumas medidas simples podia-se melhorar em 63% o tempo desta intervenção.




Na manutenção, assim como nas outras secções, se estivermos mais atentos podemos encontrar desperdícios em praticamente todas as tarefas diárias, das quais saliento as seguintes:

Avarias - São o maior desperdício na manutenção, deve-se trabalhar diariamente tanto para reduzir o número de avarias assim como o tempo da sua duração;

Esperas - Má organização, esperas pelos técnicos, esperas por ferramentas, esperas por entregas de fornecedores, etc;

Erros defeitos - Erros de diagnóstico, más reparações que se tornam avarias repetitivas, etc;

Stocks - Stocks desorganizados, tempos de procura de spares em armazém, existência de monos, etc;

Deslocações - Muitas vezes nas fábricas os técnicos da manutenção andam muito de um lado para o outro, mas não estão a acrescentar valor, estão à procura de peças e ferramentas que não sabem onde se encontram;

Documentação Técnica -Ter a documentação técnica organizada e nos locais correctos, evita perdas de tempo na sua procura.

Embora os projectos lean nas empresas sejam muito focalizados nos processos produtivos, cada vez mais existe a consciência de que na manutenção há muito desperdício que pode ser eliminado, se for desenvolvido um trabalho efectivo e sustentado nesta área os benefícios de eficiência e redução de custos para a empresa serão evidentes, e confirmados pelos indicadores de desempenho. 

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