Os 12 princípios da melhoria continua aplicados à manutenção

Na maioria da empresas, actualmente a melhoria continua e a sua implementação está na ordem do dia. Criam-se departamentos de melhoria continua, contratam-se empresas de consultoria para ajudar a desenvolver projectos e a implementá-los, e na realidade na maioria dos projectos conseguem-se ganhos significativos e mensuráveis. Mas os projectos normalmente terminam e ao final de algum tempo as alterações realizadas com a implementação começam a perder-se e os hábitos de trabalho voltam a ser os tradicionais.

Ouve-se com alguma frequência a frase "A melhoria continua não tem fim" e assim sendo, será que faz sentido as empresas investirem em projectos de melhoria continua?

Na minha opinião faz sentido investir na mudança de mentalidade e criar na empresa uma cultura de melhoria contínua, abrangendo todos os colaboradores da empresa, incluindo a gestão de topo, que a deve promover. Como todas as culturas, a da melhoria contínua deve ser "regada" todos os dias para que se mantenha viva e saudável.

No livro de referencia na área da melhoria continua "Pensamento Lean - A filosofia das organizações vencedoras", O Prof. João Paulo Pinto enumera 12 princípios de melhoria contínua, que no meu ponto de vista devem ser colocados em prática todos os dias e por todos os departamentos até passarem a ser parte do ADN da empresa. A partir desse momento já não existe um projecto de melhoria contínua, mas sim uma cultura de melhoria contínua, que é colocada em prática por todos os colaboradores da empresa e facilmente vai sendo apreendida pelos novos colaboradores que vão integrando os quadros da mesma.

Como nos restantes departamentos da empresa, também na manutenção a aplicação diária dos 12 princípios irá trazer melhoria da eficiência da suas actividades, dos seus colaboradores e consequentemente melhorar a eficiência da empresa.


Neste artigo irei numerar os 12 princípios da melhoria contínua e a sua aplicação com a visão da manutenção:

  1. Os problemas são oportunidades. São oportunidades de aprendizagem. Na manutenção este princípio tem uma aplicação directa, como por exemplo: nas avarias que surgem, nas grandes intervenções, etc. Devemos sempre analisar os problemas para percebermos porque é que surgem e que medidas devemos tomar para não voltarem a surgir, como por exemplo alterar alguma rotina de manutenção preventiva para evitar que a avaria volte a acontecer.
  2. Vá e veja por si (Genchi Genbutsu). Deve ser utilizada pela equipa da manutenção e também pelo gestor da manutenção, devendo ir ao chão de fábrica para conhecer os problemas existentes, tanto dos activos da manutenção, assim como as dificuldades que a sua equipa tem para realizar o seu trabalho. Só assim poderá tomar decisões com plena noção da realidade e com a correcta percepção de todos os factos.
  3. Procurar a causa raiz. Devemos sempre procurar a causa raiz dos problemas que existem (avarias, ineficiências dos equipamentos, etc), e não ficar pelos "Acho que deve de ser porque . . .". Hoje em dia são conhecidas diversas ferramentas que podem ajudar a encontrar a causa raiz, como por exemplo: os 5 porquês, que podem ser 5 ou menos, desde que se chegue à causa raiz, pode realizar-se brainstorming com as pessoas que podem acrescentar valor à resolução do problema ou fazer um diagrama de Ishikawa, etc. 
  4. Corrija os erros logo que acontecem. Sempre que tiver conhecimento de um problema, corrija-o de imediato, ou se não o poder fazer, planeie para o fazer assim que possa, evitando assim males maiores. É frustrante para um gestor da manutenção surgir um problema que ele já sabia que podia acontecer, mas para o qual ainda não tinha sido feito nada para o resolver.
  5. Use a cabeça e não a carteira. Quando se está a avaliar um investimento deve ser analisado e ponderada a melhor solução. Nem sempre a mais barata é a melhor, pela qualidade dos produtos e dos serviços que podem trazer custos avultados no futuro ao ficar com um investimento mais económico, mas uma exploração e manutenção com custos mais elevados. A mais cara também pode não ser a melhor, devem ser validadas as vantagens que existem na proposta mais elevada em relação às restantes. Como diz o princípio: Use a cabeça e não a carteira.
  6. Opte pela solução mais simples e não pela perfeita. Temos sempre de avaliar as diversas formas que existem para efectuar um trabalho, a solução mais eficaz será sempre a solução mais simples, fácil de implementar e efectiva no objectivo a atingir.
  7. Não subestime a inteligência e conhecimento dos outros. Na manutenção todos devem ser ouvidos, assim como as informações passadas pelos clientes da manutenção, pois todas as informações podem acrescentar valor à resolução de um problema. Normalmente ouvir o que os operadores tem a dizer sobre o funcionamento dos equipamentos ou o mau funcionamento dos mesmos, pode ser um problema detectado e eliminado, antes deste passar a ser uma avaria.
  8. Trabalho em equipa. Em todas as equipas existem sempre os elementos que mais se destacam pelos seus conhecimentos e entrega, algo que o gestor da manutenção deve reconhecer e promover, mas ter sempre como objectivo principal criar uma grande equipa, forte e coesa. Uma boa equipa será sempre mais forte e eficiente que alguns bons técnicos isolados. Numa visão mais alargada a equipa da manutenção está incluída na equipa industrial pelo que se deve promover uma boa comunicação entre a manutenção, produção, qualidade etc.. e quanto mais esta visão for reconhecida por todos, melhores serão os resultados obtidos pela empresa.
  9. Evite as desculpas, assuma os erros. Sempre que os problemas surgem deve assumir-se os erros por forma evitar que os mesmos voltem a acontecer e que sirvam de aprendizagem para os restantes elementos da equipa não os repitam. O gestor da manutenção deve evitar a cultura do culpado e promover a cultura da procura da causa raiz dos problemas.
  10. Ser Pro-activo. A proactividade deve ser desenvolvida na manutenção, os colaboradores da manutenção devem ter este princípio na sua actividade diária por forma a melhorar a sua performance e a da instalação. A melhoria nas intervenções da manutenção, nas actividades preventivas e na performance dos activos de manutenção deve ser sempre uma preocupação constante dos colaboradores da manutenção.
  11. A melhoria contínua implica mudança contínua. A manutenção deve estar sempre à procura de novas formas de desenvolver a sua actividade e melhorar o funcionamento dos equipamentos. Deve-se estar atento às novas tecnologias que evoluem todos os dias e apresentam novas formas de optimizar o funcionamento dos equipamentos assim como facilitar e inovar a forma de os manter. Sair da caixa e encontrar formas diferentes de trabalhar e encontrar novas soluções para melhorar a actividade diária deve ser uma constante na gestão da manutenção.
  12. A melhoria continua não tem fim, por isso chama-se contínua. Deve-se criar a cultura da melhoria contínua no departamento da manutenção.
Na indústria normalmente existe o seguinte paradigma:"Quando não se fala da manutenção é porque está a realizar um bom trabalho", no meu ponto de vista os gestores da manutenção actuais devem trabalhar para no futuro existir o seguinte paradigma: "Quando se fala da manutenção é porque esta está a inovar e a melhorar os seus indicadores de performance contribuindo para melhorar a eficiência da empresa."

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