OEE, a métrica da eficiência global.

Todas as empresa trabalham para melhorar a sua eficiência e resultados ao menor custo. O primeiro passo para se atingir este objectivo é medir, ou seja, implementar um sistema de recolha de dados que consiga dar uma imagem real da actividade diária da empresa. Quando os dados existem e são analisados, devem ser implementadas métricas ou indicadores que, de uma forma intuitiva, permitam um acompanhamento da actividade da empresa.
Actualmente existe um grande número de indicadores e cada empresa escolhe os que mais se adequam aos seus sistemas de gestão mas, quando se pretende medir a eficiência global dos equipamentos, o indicador consensual que regularmente é escolhido é o OEE (Overall Equipment Effectiveness).

O OEE é simples, prático e possibilita um acompanhamento consistente da eficiência das linhas de produção/equipamentos. Embora o seu resultado seja apresentado como a eficiência global, a sua fórmula permite identificar e quantificar as fontes de maior ineficiência nos processos, o que é uma enorme vantagem para os gestores que pretendem conhecer a situação actual das suas linhas de produção e melhorar os seus resultados. Pelas razões apresentadas, quando as empresas desenvolvem projectos de TPM ou Lean normalmente utilizam o OEE como principal métrica de acompanhamento. 

OEE = Eficiência x  Qualidade x Disponibilidade 

O OEE é calculado pelo produto de 3 factores (eficiência, qualidade e disponibilidade), que são calculados em percentagem e permite apurar um valor global de eficiência.


Compreender o OEE

A base de cálculo do OEE inicia-se com o tempo total operacional, do qual se subtraem as paragens planeadas (pausas, refeições, preventivas programadas, reuniões), obtendo-se assim o tempo operacional disponível. Quando se retira as paragens não programadas, resulta o tempo de operação. A quantidade produzida durante o tempo de operação é condicionada pela velocidade do processo abaixo da sua velocidade nominal (tempo de ciclo), quando se transpõe a quantidade produzida para o tempo de ciclo da linha, o resultado é o tempo real de operação. Por último retira-se o produto rejeitado e obtém-se o tempo útil real da linha.







As 6 grandes perdas

Na tabela abaixo identificam-se as chamadas 6 grandes perdas dos processos produtivos e que condicionam os valores do OEE. O grande objectivo das empresas que implementam projectos TPM  é identificar e reduzir as 6 grandes perdas para melhorar a sua eficiência. 


Cálculo do OEE

 Actualmente já se encontra na internet muitas folhas de cálculo para obtenção do resultado do OEE automático, mas o seu cálculo é muito simples e fácil.

Partindo da fórmula principal :
OEE = Eficiência x  Qualidade x Disponibilidade 

Calculam-se os 3 factores individualmente para facilitar a compreensão de qual deles é que está a prejudicar mais o nosso valor final do indicador, possibilitando assim o foco das acções de melhoria e acompanhamento de resultados obtidos por factor.

Disponibilidade = Tempo de operação/Tempo operacional disponível

Eficiência = Tempo de ciclo ideal/(Tempo de operação/Total de peças)
ou
Eficiência = (Total de peças/tempo de operação)/Taxa de produção ideal

Qualidade = Peças boas / Total de peças

Após o cálculo dos 3 factores calcula-se, pela fórmula principal acima, o valor final do OEE em %.

Exemplo de cálculo



No seguinte exemplo estão os dados relativos a um turno de produção da fábrica XPTO.

Calcule numa primeira fase os factores do OEE e posteriormente o seu valor final. 



Tempo operacional disponível = duração do turno – paragens programadas = 480 – 60 = 420 m
Tempo de operação = tempo de operação planeada – paragens não planeadas = 420 – 67 = 353 m
Peças boas = total de produzidas – peças rejeitadas = 22340 – 442 = 21898 peças




OEE de classe mundial


O OEE de classe mundial é um índice utilizado internacionalmente pelas indústrias para benchmarking. Em estudos realizados conclui-se que as empresas mais eficientes a nível mundial possuem os seguintes valores de OEE: 


Estima-se que na maioria das empresas, o valor de OEE ronde os 60%, pelo que se pode concluir que ainda existe uma margem significativa de eficiência global para melhorar. Com a consciencialização dos gestores de topo da existência deste enorme potencial, facilmente estes concluem que o investimento em recursos e meios, que permitam desenvolver de forma organizada e estruturada projectos Lean e TPM para melhorar o OEE dos seus processos, vai aumentar significativamente a eficiência e os resultados das suas empresa.

Comentários