Lean e Indústria 4.0 uma parceria WinWin

A Indústria 4.0 é um dos temas da actualidade e está a criar uma enorme expectativa no futuro da indústria mundial, a maioria dos empresários e gestores começam a tentar perceber em que consiste esta nova revolução, de que forma a podem implementar nas empresas e como é que a mesma os pode ajudar a melhorar os resultados.

Estima-se que a Indústria 4.0 pode trazer até ao ano 2025 uma redução nos custos com a manutenção de 10 a 40%, uma redução nos consumos energéticos de 10 a 20% e um aumento da eficiência dos processos entre 10 a 25%.

A 4ª revolução industrial nasceu após 2010 na Alemanha e foi promovida pelo governo e pelas grandes multinacionais deste país. O objectivo foi o de projectar para a liderança mundial uma indústria inteligente e de alta tecnologia que possibilitasse, num futuro próximo, que as pessoas e os equipamentos pudessem estar sempre conectados, a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer pessoa, com todos os equipamentos, utilizando qualquer rede ou serviço.

Uma das questões que se coloca, com todo este entusiasmo à volta da 4ª revolução industrial, é se o tempo do Lean está a chegar ao fim e se vai ficar na história como um conceito utilizado na 3ª revolução industrial.
De acordo com a visão da indústria 4.0, a produção industrial vai passar de processos exclusivamente físicos, com um forte suporte de IT, para um espaço ciber-físico de produção que combina o espaço físico e o cyber world.
Com o desenvolvimento da tecnologia, da "internet das coisas" (internet of things - iot) e dos sistemas de comunicações, existem actualmente no mercado equipamentos com capacidade de recolher dados de diferentes sistemas de comunicação e processá-los de acordo com as necessidades das empresas. A sua aquisição, a valores bastante acessíveis, permite a colecta de dados de equipamentos mais recentes e tecnologicamente mais evoluídos, assim como de sistemas mais antigos, sendo mesmo possível a combinação da informação recolhida directamente de sensores espalhados pelos sistemas produtivos com os recolhidos das redes industriais, como por exemplo Profi-bus, Profi-net, entre outros.
Os dados recolhidos podem ser monitorizados e processados para obtenção de resultados online, ou mesmo para uma cloud e armazenados e processados apenas quando necessário.

Outra das grandes vantagens da Indústria 4.0 e do desenvolvimento do iot ("internet das coisas") é a monitorização online do estado dos equipamentos, o que possibilita o desenvolvimento da manutenção preditiva, com custos mais baixos. Esta monitorização vai permitir às equipas da manutenção prever as avarias e intervir antes das falhas surgirem, o que vai reduzir drasticamente as paragens inesperadas, aumentando a disponibilidade do parque de máquinas e reduzir os custos de manutenção. Outra das vantagens é a redução de custos com a manutenção preventiva pois, com os equipamentos monitorizados, as intervenções passam a ser feitas quando realmente são necessárias.

Actualmente as tecnologias já estão desenvolvidas e existe uma elevada capacidade para recolha de informação, pelo que se espera que nas fábricas inteligentes do futuro, toda a informação seja recolhida e armazenada. O aumento da capacidade de análise permite assim que nas fábricas inteligentes todos os seus processos possam ser analisados de uma forma rápida e eficiente, dando assim a possibilidade de conhecer a realidade actual, aumentando a capacidade de planeamento e resposta aos desafios que surgem, promovendo um crescimento da eficiência e dos resultados das empresas.

O início do investimento

Mas quando se pretende iniciar a implementação da Indústria 4.0, será assim necessário recolher todos os dados dos processos e equipamentos? Qual é o investimento com um projecto desta dimensão? Quanto tempo leva a sua implementação?

Estas são algumas das questões cujas respostas podem adiar o início dos investimentos nestas novas tecnologias. Após alguma reflexão podemos considerar que:

  • Provavelmente não necessitamos de todos os dados, se os pontos chave dos processos produtivos e equipamentos críticos estiverem identificados, pode-se focar a recolha nos dados que mais influenciam os resultados que se pretende atingir; 
  • Os investimentos num projecto global são elevados, mas um projecto bem definido, estruturado e segmentado tem um investimento mais baixo, um tempo de implementação faseado e  reduzido, promovendo um retorno elevado a curto prazo.

Podemos então concluir que antes de se iniciar a implementação da industria 4.0 deve-se conhecer bem os equipamentos, os processos e  fazer as perguntas certas. Só assim se podem obter as respostas certas e desenvolver os projectos de implementação destas novas tecnologias de forma objectiva e eficaz.

O Lean na Indústria 4.0

Normalmente os objectivos de qualquer indústria passam por aumentar a sua eficiência e produtividade, reduzir o custo e melhorar a qualidade dos seus produtos. Para atingir estes objectivos, a melhor forma é a implementação do Lean nas empresas, como se comprovou ao longo da 3ª revolução industrial.

Numa implementação Lean é essencial conhecer os processos, identificar o valor, os desperdícios e iniciar a organização de forma a permitir a implementação da melhoria contínua de uma forma sustentada. Desde o primeiro passo é essencial começar a medir e a conhecer a realidade actual através de dados concretos e objectivos. Posteriormente é obrigatório continuar a recolher dados e a analisá-los, para se poder acompanhar os resultados das alterações implementadas e as suas tendências.

Sendo assim, facilmente se pode perceber que as tecnologias da indústria 4.0 vêm ajudar as implementações Lean, de modo a obter os seus dados de uma forma fácil e simples, assim como agilizar os processos de análise, para mais rapidamente se obter os resultados pretendidos e identificar desvios. Isto permite decisões em tempo útil, melhorando assim a eficiência dos processos e evitando desperdícios desnecessários. A implementação da indústria 4.0 numa empresa desorganizada e pouco eficiente não faz grande sentido e nunca pode atingir grandes resultados.

O Lean pode ser o grande fornecedor das respostas certas para as perguntas da Indústria 4.0 e ser o impulsionador de implementações eficientes e eficazes destas novas tecnologias, permitindo assim a todas as empresas iniciarem os projectos para tornarem as suas fábricas mais produtivas, de uma forma inteligente.

A implementação da Indústria 4.0 numa empresa deve ser analisada com uma correcta definição dos objectivos que se pretendem atingir, escolhendo uma zona piloto, identificando os recursos necessários para a implementação e iniciando o caminho do sucesso.



O Lean e a Indústria 4.0 são assim parceiros com objectivos comuns e que se inter-ajudam, de forma a obter resultados mais rápidos e eficientes, como se pode comprovar no quadro abaixo.
A Indústria 4.0 e o Lean um projecto WinWin

Podemos concluir que a Indústria 4.0, com a sua visão e implementação das novas tecnologias, não vêm terminar com os projectos Lean desenvolvidos pelas empresas em todo mundo. Mas sim, encarar estes dois conceitos como os novos parceiros da eficiência na indústria das fábricas inteligentes, com os mesmos objectivos, o mesmo foco na satisfação dos clientes, na criação de valor, na eliminação dos desperdícios e na melhoria dos processos.

Comentários