Quando os Gestores da Manutenção Industrial pretendem reduzir a manutenção reativa, melhorar a eficiência da sua equipa e a disponibilidade dos ativos, podem utilizar o ciclo PDCA como principal aleado para otimizar os seus processos e criar uma cultura de melhoria.
“Quando não se fala da manutenção é bom sinal porque as maquinas não estão avariadas”
Esta é uma das frases que frequentemente se ouvia em muitas empresas e que demonstrava que o sistema de gestão da manutenção implementado,
tinha por base a manutenção reativa, ou seja, um grande foco na manutenção
corretiva de emergência.
Atualmente, as empresas têm como objetivo reduzir a
manutenção reativa e potenciar um sistema de melhoria, que se baseia na otimização
dos recursos de manutenção e a sua utilização numa gestão inteligente dos seus ativos. Esta gestão, baseada numa cultura Lean, implica a utilização dos sistemas de manutenção mais adequados para cada ativo,
dependendo da sua criticidade.
A transição de uma manutenção reativa para uma manutenção proativa
é um processo gradual e moroso, que deve iniciar-se com uma análise da situação atual,
identificação das fragilidades e dos desperdícios. Após a caracterização da
situação atual, devem definir-se os objetivos que se pretendem atingir gradualmente, de acordo com os recursos existentes. A
evolução deve ser step by step e a transição entre os passos só deve ser
dada quando o anterior for atingido e se encontrar consolidado.
Após o início do processo de melhoria, a disponibilidade dos equipamentos
aumenta, os desperdícios diários da equipa diminuem e libertam-se horas-homem
(HH), anteriormente utilizadas de forma diária numa manutenção reativa. Libertando
assim disponibilidade da equipa para se focar na realização da manutenção preventiva,
preditiva, na análise de problemas e na manutenção de melhoria.
Em baixo podemos encontrar um exemplo onde se pode comparar a
distribuição das HH de uma equipa de manutenção num modelo reativo e a tendência
que pode surgir após a implementação de um modelo de melhoria continua tendo por base o ciclo PDCA.
Ciclo PDCA - a base para melhorar os processos da Manutenção Industrial
Como em todos os processos, onde se pretende seguir um modelo da melhoria contínua, também na manutenção industrial quando se tem por objetivo melhorar a disponibilidade dos seus ativos e a eficiência da atividade diária, a gestão da manutenção deve desenvolver os seus processos tendo como base o ciclo PDCA.
PLAN
Um bom planeamento das atividade da manutenção é fundamental
para potenciar a eficiência e eficácia de toda a equipa da manutenção. Ter as
pessoas certas, na hora certa, no local certo, com as competências, ferramentas
e spares corretos para executar o trabalho, irá reduzir
significativamente os desperdícios de deslocações, esperas e aumentar a
satisfação dos clientes da manutenção. Este tema é aprofundado no artigo “Planeamento
um princípio para uma manutenção eficiente.”
DO
Após um bom planeamento, a execução passa a ser mais fácil, mas
também mais exigente, porque o planeamento vai fornecer aos executantes os
meios e os recursos para realizar o trabalho, mas também a responsabilidade de realizarem
as suas atividades bem “á primeira” e dentro do tempo previsto.
CHECK
Validar a execução de acordo com planeado, preferencialmente
criar indicadores de planeamento, execução e identificar as causas da não
execução de acordo com o planeado. Para os desvios encontrados deve evitar-se a
cultura da desculpa e focar a equipa em perceber o que correu menos bem,
reconhecer e partilhar com os restantes elementos.
ACT
Deve ser realizada uma análise de causas para identificar todos os tipos de problemas que surgem diariamente e que provocam falhas nos equipamentos, falhas na execução, falhas no planeamento, Falhas nos nos processos, etc. Após a análise da causa, devem definir-se as medidas a implementar para evitar que o problema volte a surgir. Desenvolver um plano de ação, executar o plano e por fim validar se os resultados atingidos são os esperados.
Após a implementação do ciclo PDCA na Gestão da actividade da manutenção, já podemos considerar que a equipa se encontra num patamar de manutenção de melhoria e que não está apenas a reparar as avarias, executar os pedidos dos seus clientes e executar as manutenções preventivas e preditivas. Encontra-se também focada em melhorar os equipamentos, a manutibilidade, os recursos, os seus processo e procedimentos. Ou seja, atingiu o patamar de manutenção com foco na melhoria e proatividade.
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